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Dicas variadas para sua melhor alimentação e bem estar do seu corpo.

Alimentação balanceada como aliada na prevenção e no tratamento do câncer

- 2017-12-29 15:34:53

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 80% dos casos da doença estão relacionados aos fatores ambientais. No Brasil, observa-se que os tipos de câncer relacionados aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade pela doença. A World Cancer Research Foundation publicou em 2007 um documento que deixou claro que entre as oito recomendações gerais do relatório, seis estão diretamente relacionadas à nutrição.

O consumo de alimentos in natura é cada vez menor e vem sendo substituído pelos
processados e ultraprocessados, o que evidencia maior consumo de alimentos super calóricos, ricos em gorduras, nitritos, nitratos e preservados com sal, que são fatores de risco. Associam-se a este hábito um menor consumo de frutas, vegetais e cereais integrais, que são fatores de proteção. Essa rotina configura uma dieta de risco para o desenvolvimento de câncer.

Ao pensar em coadjuvantes para prevenção e tratamento do câncer, existem os antioxidantes, que são agentes anticancerígenos potenciais capazes de reduzir o dano oxidativo da quimioterapia e da radioterapia. Também podem contribuir com redução de iniciação, promoção, progressão e metástase do câncer. Entre os antioxidantes que têm recebido maior atenção por sua possível ação benéfica ao organismo estão os carotenoides, vitaminas C e E, selênio e flavonoides.

O Licopeno (presente no tomate, pitanga, mamão e goiaba) aparece como um dos antioxidantes mais potentes. As principais fontes de carotenoides são mamão, cenoura, abóbora, laranja. Espinafre e couve são ricas luteína e zeaxantina. Como fonte de vitamina C, temos acerola, caju, goiaba, morango e folhosos verde escuros. Óleos de sementes, nozes, amêndoas e grãos integrais são fontes de vitamina E (alfatocoferol). Já o selênio é encontrado na castanha-do-Brasil, carnes em geral, ovos, leite, alho, brócolis, couves, repolho e alguns cogumelos. Os flavonoides estão presentes em frutas vermelhas, brócolis, espinafre, chocolate amargo, linhaça, cebola, chás preto, branco e verde.

Priorize uma alimentação saudável e viva melhor.